Qual a importância da Maria Felipa?


Eileen Jones01Dec2025

Figura de destaque nas batalhas pela independência ocorridas em Itaparica, Maria Felipa de Oliveira é descrita como uma negra alta e audaz que, sendo uma forte liderança em sua comunidade, tornou-se fundamental na organização da resistência insular.





Qual foi a importância de Maria Felipa de Oliveira na Independência da Bahia?

Diz a lenda que Maria Felipa liderou um grupo para lutar contra os soldados portugueses: com o apoio de homens da cidade, queimou inúmeras embarcações portuguesas, diminuindo o poderio colonizador no decorrer da batalha, e depois, enfrentou os portugueses usando folhas de cansanção, uma folha típica da região, que em …

Qual foi a importância de Maria?

Ela colaborou na obra da Salvação, quando pelo seu “Sim”, veio ao mundo o Salvador da humanidade, Jesus Cristo Nosso Senhor. Maria sempre viveu em união com seu Divino Filho, acompanhava-o sofrendo com Ele, amando sempre aqueles que Ele amava. … Maria foi a companheira fiel de Jesus em todos os caminhos.



Onde Maria Felipa viveu e qual era sua atividade social?

no livro “A Independência da Bahia e do Brasil”, aborda uma visão geral sobre a Maria Felipa como uma negra alta e forte que viveu na Ponta das Baleias8, responsável por organizar trincheiras na praia de Itaparica liderando um grupo de mais de 40 mulheres e homens na luta contra os inimigos portugueses.

Qual a história de Maria Felipa?

Descendentes de africanos sudaneses, Maria Felipa nasceu em Itaparica e fez história por sua grande coragem nos combates travados contra os portugueses. Conta-se que a baiana, praticante da capoeira, era extremamente atraente e de porte físico de chamar a atenção. Muito querida na ilha, ganhava a vida vendendo marisco.



O que aconteceu com Maria Felipa?

Maria Felipa e seu grupo de mulheres seduziram os portugueses, fizeram com que eles ficassem embriagados e depois deram a surra de cansanção neles. “Depois foi que ela queimou as embarcações deles.

O que Maria representa para você?

Ela é a primeira “cristã”, o “modelo dos cristãos”. Maria, pois, é aquela que acolhe a Palavra de Deus. Trata-se da cena da “Anunciação”, a qual, mais propriamente, deveríamos chamar de “vocação de Maria”. Ressalta-se que, em toda a Bíblia, Maria é a única que recebe o título de “cheia de graça”.





O que Maria significa para você?

Maria significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. É um nome de origem incerta. Provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”.

Quem foi Maria Felipa e qual a sua participação no processo de Independência da Bahia?

Maria Felipa de Oliveira – Escrava liberta que lutou contra os portugueses. Maria Felipa de Oliveira, escrava liberta que participou de lutas pela independência da Bahia. … A heroína liderou um grupo de quase 200 pessoas contra as tropas e embarcações portuguesas que se encontravam próximas à ilha.



Quando Maria Felipa morreu?

4 de julho de 1873Maria Felipa de Oliveira / Data de falecimento

Quem foi Maria Felipa na Independência da Bahia?

Maria Felipa de Oliveira – Escrava liberta que lutou contra os portugueses. Maria Felipa de Oliveira, escrava liberta que participou de lutas pela independência da Bahia. A negra, nascida em data desconhecida, morava na Ilha de Itaparica com outros tantos homens e mulheres também libertos.





O que Maria nos ensina?

Maria nos ensina o caminho da humildade (Lc 1,26-38) Quem é essa que avança como aurora? Quem é essa a quem os anjos servem? É Maria, a serva do Senhor! Deus é aquele que exalta os humilhados e humilha aqueles que se exaltam.

O que sabemos sobre Maria?

As poucas referências a Maria na Bíblia incluem ainda a presença óbvia no nascimento do filho (referido por Mateus e Lucas), celebrado esta noite pelos cristãos de todo o mundo. … O catolicismo erigiu mesmo em dogma aspectos ligados à vida de Nossa Senhora, como é designada: a Imaculada Conceição, a Assunção.



O que Nossa Senhora nos ensina?

Ela é a Mãe da Igreja, o Auxílio dos cristãos, a Nossa Senhora das Famílias, o Refúgio dos pecadores, e nos ensina que, em todas as fases da vida, devemos renovar nossa pertença a Deus e à Igreja com a consciência de que nascemos para conhecer, servir e amar a Deus.











Subscribr Now

Get All New Job Notification