São fibras do ligamento periodontal?


Stacia White02Dec2025

O ligamento periodontal é uma estrutura de tecido conjuntivo que sustenta o dente no alvéolo. O principal constituinte desta estrutura são as fibras de colagénio, denominadas fibras de Sharpey, divididas em grupos, de acordo com a sua orientação e inserção.





Como são classificadas as fibras do ligamento periodontal?

As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: – Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. – Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. – Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.

O que tem no ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).



Quais são os elementos mais importantes do ligamento periodontal?

Os elementos mais importantes do ligamento periodontal são as fibras elásticas, sendo dispostas em feixe. O ligamento periodontal contém, em grandes proporções, substância fundamental preenchendo os espaços entre fibras e células.

Quais são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.



Quais são as fibras gengivais?

Tipos de fibras gengivais

  • Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel;
  • Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. …
  • Fibras dentoperiósticas: ficam no cemento, assim como as fibras dentogengivais.

O que são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.





O que são os Proprioceptores do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal além de mecanoceptores possuem também proprioceptores, que possuem seu centro trófico no núcleo mesencefálico. Assim, os receptores do ligamento periodontal associado a receptores de músculos e tendões desempenham um papel essencial na regulação dos movimentos e forças da mastigação.

Qual é a origem do ligamento periodontal?

Constituído por tecido conjuntivo: fibras colágenas, fibras elásticas (escassas), além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos, terminações nervosas que circundam a raiz dentária unindo-a ao osso alveolar. Tem origem no folículo ou saco dentário.



Quantas e quais são as principais funções do ligamento periodontal?

As funções principais do ligamento periodontal são, para além da sustentação do dente no alvéolo e da função sensorial, pela sua abundante inervação, a transmissão de forças oclusais ao osso alveolar de suporte, formação de células e nutrição deste, bem como do cemento e da gengiva.

O que são as fibras de Sharpey do cemento?

As fibras de Sharpey são as principais fibras do ligamento, essas são formadas por feixes de colágenos que se inserem do cemento ao osso alveolar.





Quem produz as fibras de Sharpey?

→ Maioria das fibras desse tipo de cemento são produzidas pelos cementoblastos e cementócitos, apenas algumas são pelos fibroblastos do ligamento periodontal dessa região radicular.

Quais os tipos de cemento?

Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular.



Qual a função das fibras gengivais?

Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. Assim, elas se projetam como um leque para o tecido gengival livre das superfícies interproximal, lingual e vestibular; … Elas passam pela crista óssea vestibular e lingual e se direcionam para os tecidos da gengiva inserida; e.











Subscribr Now

Get All New Job Notification