Qual o tema principal do livro O Quinze?


Keith Hartleb02Dec2025

O Quinze é o primeiro romance da escritora modernista Rachel de Queiroz. Publicada em 1930, a obra regionalista e social apresenta como tema central a seca de 1915 que assolou o nordeste do país.





Qual o contexto da obra O Quinze?

A história é inspirada em um momento triste e real que ocorreu no Brasil: uma seca terrível que se alastrou no Ceará em 1915. A autora é cearense e era ainda criança quando esse episódio aconteceu. … Assim, O Quinze é considerado um clássico brasileiro, sendo parte importante da história da nossa literatura.

Quais a temática dos romances O Quinze e João Miguel?

Esse grupo é conhecido como regionalista, haja vista que, em suas obras, enfocam-se questões como a seca do nordeste, a miséria, a opressão e a vilania dos poderosos diante do sofrimento dos mais pobres. O romance O quinze é um dos principais exemplares desse tipo de literatura.



Quais as principais características da fase na qual foi escrita a obra O Quinze?

No começo da carreira de escritora, principalmente no seu romance inaugural, O Quinze, nota-se uma forte tendência modernista regionalista, ou seja, a autora denuncia, em seu romance, a seca, a miséria e a sujeição dos mais pobres diante da ganância dos ricos.

O que o livro O Quinze fala?

O Quinze foi o primeiro livro da escritora Rachel de Queiroz. Publicado em 1930, ele narra a seca histórica de 1915 pelo olhar de uma professora que mora em Fortaleza e que, em suas férias, visita a fazenda da família. O romance faz parte do ciclo nordestino com algumas características do neorrealismo.



Quais as características de O Quinze?

“O Quinze” tem um narrativa linear onde não há avanços nem recuo no tempo . Segue a característica de um narração que obedece a sequência de início, meio e fim. O romance tem um forte caráter social, que além de retratar a realidade das pessoas da região, retrata também a fome e a miséria .

Qual o real objetivo dos campos de concentração neste contexto histórico político e social da obra O Quinze?

A grande seca de 1915 levou fome e miséria para o interior do Ceará e uma migração em massa. Milhares de sertanejos deixaram o campo e foram em direção à capital Fortaleza. Em resposta à crise, o governo instalou campos de concentração para abrigar os refugiados.





Qual é o cenário do romance O Quinze de Rachel de Queiroz?

o Ceará
O romance tem como cenário o Ceará, especificamente a região de Quixadá. Local onde ficam as fazendas de Dona Inácia, Do Capitão Major e Dona Maroca. “O Quinze” retrata o sertão em uma narrativa com cenas e episódios característicos do Estado, com chuvas no mês de outubro em intercessão de São Francisco.

Qual é o significado do nome do livro O Quinze?

O Quinze é o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz, publicado em 1930. O título se refere à grande seca de 1915, vivida pela escritora em sua infância.



Quais são as características das obras de Graciliano Ramos?

A obra de Graciliano Ramos apresenta como características principais, no que se refere aos aspectos formais, o uso de uma linguagem objetiva, o que fazia parte de um projeto da segunda fase do modernismo brasileiro, classificada como regionalista.

Quais são os dois planos da obra O Quinze?

O livro tem 26 capítulos e sua trama é dividida em dois planos: um conta a história do vaqueiro Chico Bento, casado com Cordulina, com quem tem cinco filhos. O segundo plano revela a relação afetiva entre Conceição, uma moça culta, com pensamentos feministas e seu primo Vicente, um humilde e rico criador de gado .





Qual a crítica social do livro O Quinze?

Esse romance, embora se refira a problemas sociais do nordeste brasileiro, a- presenta uma visão crítica das relações humanas que a torna universal. A vida da família do retirante é vista sem horizontes, sem grandes ambições e explorada por outros ho- mens, marcando, desta forma, um futuro incerto.

Quais as características que aproximam os romances Vidas Secas de Graciliano Ramos e O Quinze de Rachel de Queiroz?

As duas histórias retratam longos períodos de seca, mas as principais semelhanças são as mudanças na vida dos personagens, que se vêm obrigados a se retirar das suas casas para fugir da seca. As duas narrativas são ricas em detalhes quanto ao cenário onde se passa o enredo.



O que foi o campo de concentração no livro O Quinze?

No romance O Quinze, a escritora Rachel de Queiroz (Fortaleza, 1910) narra a seca histórica de 1915 que castigou o Nordeste brasileiro e descreve parte do que foram os chamados campos de concentração da seca. … E se antes era símbolo da pobreza, hoje o local se prepara para ser tombado como patrimônio histórico.











Subscribr Now

Get All New Job Notification