Qual é o conceito de ata?
É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.
Qual a principal característica de uma ata?
A ata serve para registros de ideias e decisões coletivas. Pode-se dizer que o gênero ata tem como uma de suas características mais interessantes a polifonia, uma vez que reúne várias vozes discursivas, por conter diversas falas transcritas e/ou adaptadas à modalidade escrita.
Quais são os elementos básicos de uma ata?
Sendo assim, seus principais elementos são:
- Título. Geralmente, escreve-se apenas “Ata” para identificar o texto.
- Data, hora e local da reunião.
- Relação dos objetivos da reunião (pauta).
- Relação dos integrantes da reunião.
- No corpo do texto, ausência de parágrafos. …
- Assinatura no final do documento.
Como iniciar uma ata exemplos?
Geralmente são os seguintes:
- Data, hora e local da reunião;
- Nomes dos participantes da reunião e dos ausentes, e seus respectivos cargos;
- Aceitação ou correções/alterações das atas de reuniões anteriores;
- Decisões tomadas sobre cada item da agenda.
Quais as regras para redigir uma ata?
Ata é uma gíria que surgiu num meme da Internet. Apesar de ser frequentemente utilizada, a sua escrita não está correta. A forma mais correta de escrita dessa expressão é “Ah, está!”, indicando que algo está certo ou está bom.
O que não pode ter em uma ata?
Uma ata, normalmente, é um documento oficial que não pode ter nenhuma mudança após ser redigido, por isso não costuma-se usar espaçamentos nem parágrafos neste tipo de texto, além de tudo, o livro ou caderno de atas tem margens em ambos os lados, e caso a ata seja digital, o arquivo tem que ser salvo em um tipo que não …
O que não deve constar em uma ata?
Apesar de cada entidade adotar o modelo de ATA que melhor convém à necessidade dela, a ATA não pode conter parágrafos ou alíneas, abreviaturas de palavras ou expressões, emendas ou rasuras nem opinião do redator. Quando for escrita em papel, jamais poderá usar corretivo para encobrir um erro.
O que não pode faltar em uma ata?
O que não pode faltar?
- Data, local, horário. Aqui é importante citar horário de inicio e fim da reunião;
- Pessoas presentes e seus cargos. Todos que tiverem acesso a essa ata precisam saber com clareza por quem as decisões foram tomadas;
- Pauta para a reunião. …
- Discussões abordadas. …
- Compromissos.
5 de out. de 2014
Como se inicia uma ata?
Principais tópicos que devem constar na ata simples:
- Data, local, horário de início e fim da reunião: é necessário saber onde e quando as pautas foram discutidas;
- Pessoas presentes e seus cargos: é preciso informar por quem as decisões foram tomadas;
Como uma ata deve ser escrita?
A ata é um relato resumido do que foi discutido durante uma reunião, sessão, convenção ou assembleia normalmente redigido por uma secretária efetiva. A ata pode ser manuscrita em livro próprio ou digitada. Nesse caso, será impressa e todos os presentes devem rubricar todas as páginas e assiná-la ao final.
Como escrever ata corretamente?
Ata é uma gíria que surgiu num meme da Internet. Apesar de ser frequentemente utilizada, a sua escrita não está correta. A forma mais correta de escrita dessa expressão é “Ah, está!”, indicando que algo está certo ou está bom.
Quando erra na ata o que fazer?
Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco…” Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”.
Pode rasurar uma ata?
Caso haja algum engano não se pode rasurar. Deve ser escrito a palavra “digo” e, depois, o que se pretendia registrar. Encerrar de acordo com o modelo apresentado.
Qual é a formatação de uma ata?
São elas:
- Um texto totalmente contínuo, sem lista de itens ou parágrafos, ou seja, reduzido a um texto inteiro, como se fosse um único e longo parágrafo. …
- Valores, datas, números e outras expressões devem sempre ser representadas por extenso;
- Sem uso de siglas e outras abreviaturas;