Qual é a inflamação da mucosa nasal?


Ann Holmes02Dec2025

Rinite é a inflamação da mucosa nasal, com consequente congestão nasal, rinorreia e diversos sintomas associados, dependendo da etiologia (p. ex., prurido, espirros, rinorreia aquosa ou purulenta, anosmia). A rinite é classificada como alérgica ou não alérgica.





O que é inflamação da mucosa?

A inflamação ocorre quando há algum tipo de estímulo do qual o tecido da mucosa precisa se defender. Por exemplo: quando apresentamos infecção viral (gripes, resfriados) ou por bactérias (sinusites), quando inalamos produtos irritantes (produtos químicos), ou nos processos alérgicos, como a rinite alérgica.

Como tratar inflamação na mucosa nasal?

Os corticóides nasais ou sprays anti-inflamatórios são receitados com frequência e podem ser usados a longo prazo. A lavagem nasal com solução salina e hidratação nasal são fundamentais no tratamento e também na prevenção.



Onde fica a mucosa do nariz?

A mucosa nasal é classificada pela sua constituição celular e aspecto visual em: Mucosa vermelha: É a parte inferior, mais próxima à entrada das fossas nasais. Ela contém capilares sanguíneos abundantes para aquecer o ar que inalamos. Reveste as duas primeiras regiões das fossas nasais: vestíbulo e área respiratória.

Quais os sintomas de obstrução nasal?

Sinais e sintomas associados rinorreia, distúrbios do olfato, crises esternutatórias, prurido nasal, epistaxes, edema de face e/ou nariz, dor nasal e/ou em face, boca seca, ardor, halitose, tosse, gengivites, faringites.



Porque a mucosa do nariz incha?

A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.

Quais são os tipos de rinite?

Tipos de rinite

  • Rinite infecciosa. Esse é provavelmente o tipo de rinite mais comum. …
  • Rinite não alérgica. As principais características da rinite não alérgica são os espirros crônicos, corrimento nasal ou congestão. …
  • Rinite alérgica. …
  • Rinite mista.




Porque a mucosa do nariz inchada?

A inflamação faz a mucosa do nariz inchar e criar mais fluido (muco) do que o habitual. Há várias causas possíveis para esta condição, incluindo infecções virais, poeira, alguns medicamentos, alguns distúrbios hormonais e as mudanças do tempo.

Como recuperar a mucosa do nariz?

Veja algumas delas:

  1. Massagem no seio nasal. Embora algumas pessoas acreditem que o muco é a causa do nariz entupido, a verdade é que, apesar de ele atrapalhar, o que realmente impede a passagem do ar é o edema (inchaço) das mucosas. …
  2. Banho quente. …
  3. Lavagem da cavidade nasal. …
  4. Medicamentos para o tratamento do nariz entupido.

21 de jan. de 2018



Como Desinflamar carne esponjosa?

Alguns medicamentos podem ser indicados pelo médico para reduzir o inchaço da carne esponjosa no nariz, como corticoides para aplicar nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e anti-alérgicos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas da rinite alérgica.

Onde se localiza a mucosa?

Mucosa é o nome dado ao conjunto formado por epitélio mais tecido conjuntivo que reveste as cavidades úmidas do corpo, em contraste com a pele onde a superfície é seca. Portanto, recobre locais como a boca, intestino, bexiga, etc. Seu tecido conjuntivo é denominado lâmina própria ou córion.





Quais os sintomas da obstrução nasal e como é feito o diagnóstico?

A obstrução nasal é sintoma muito freqüen- te. Caracteriza-se pela sensação referida pelo paciente de não conseguir respirar pelo nariz. Seu diagnóstico é eminentemente clínico e o médico deve perguntar sobre outros sintomas as- sociados tais como: roncos, dispnéia e rinorréia.

Quanto tempo dura uma obstrução nasal?

Só que essa reação inflamatória pode ser exagerada, produzindo congestão, coriza e, às vezes, espirros. Felizmente, não costumam ser persistentes, em geral durando entre seis e dez dias.



Qual a rinite mais forte?

Atualmente a rinite vasomotora é conhecida como rinite idiopática. Descobriu-se posteriormente que o componente vasomotor não era o único mecanismo fisiopatológico deste tipo de rinite. Além do mais, esse componente não está presente unicamente neste tipo de rinite, mas em todos em maior ou menor grau.











Subscribr Now

Get All New Job Notification