Quem pode ter passaporte diplomático no Brasil?
A concessão de passaporte diplomático ou oficial a cônjuge, companheiro ou dependente será regulamentada pelo Ministério das Relações Exteriores. Caberá ainda ao ministério conceder passaporte oficial a quem deve portá-lo por interesse do País.
Quem pode ter visto diplomático?
Resumindo, todas as pessoas que cumprem função de interesse nacional e sejam autorizadas pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores podem obter um passaporte diplomático.
Qual a diferença entre passaporte diplomático e oficial?
O passaporte oficial se diferencia do diplomático por seus portadores não serem, via de regra, funcionários da alta cúpula do governo exercendo a diplomacia no exterior ou altos representantes da sociedade civil.
Qual a vantagem de ter um passaporte diplomático?
Um passaporte diplomático tem validade de três anos e confere ao portador uma série de benefícios, como guichês especiais em aeroportos internacionais, filas separadas em serviços de imigração, facilitação na obtenção de vistos — sendo isento em alguns países que têm acordos com o Brasil — e gratuidade na emissão de …
Quem pode ter o passaporte diplomático?
A concessão desse documento é regulamentada pelo Decreto Presidencial 5.978/2006. No artigo 6º, inciso nove, ele autoriza a expedição do documento “aos funcionários da Carreira de Diplomata, em atividade e aposentados, de Oficial de Chancelaria e aos Vice-Cônsules em exercício”.
Como ter um passaporte diplomático?
Obter passaporte diplomático ou oficial
- Preencher formulário eletrônico e requisitar passaporte. O formulário eletrônico deve ser preenchido e, então, o órgão público apresenta, por meio de representante, a documentação necessária à emissão do passaporte. …
- Retirar passaporte.
O que é visto diplomático?
a) Visto Diplomático: concedido a autoridades e funcionários estrangeiros que tenham status diplomático e viajem ao Brasil em missão oficial, de caráter transitório ou permanente, representando Governo estrangeiro ou Organismo Internacional reconhecidos pelo Brasil.
O que é um passaporte diplomático?
O passaporte diplomático é um dos cinco tipos de passaporte que o cidadão brasileiro tem direito e é emitido exclusivamente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). … Desde o Império, o Estado brasileiro concede passaportes diplomáticos a líderes religiosos.
Quem pode usar passaporte diplomático?
Servidores inativos do Ministério das Relações Exteriores (MRE) têm direito ao passaporte diplomático (PADIP). Para emiti-lo, no entanto, é preciso preencher uma solicitação requerida pela Coordenação-Geral de Documentos de Viagem (CGDV). Esse setor analisa o pedido e emite o passaporte.
O que é um passaporte diplomático quem tem direito de obter?
A concessão desse documento é regulamentada pelo Decreto Presidencial 5.978/2006. No artigo 6º, inciso nove, ele autoriza a expedição do documento “aos funcionários da Carreira de Diplomata, em atividade e aposentados, de Oficial de Chancelaria e aos Vice-Cônsules em exercício”.
Qual a cor do passaporte diplomático?
A cor do Passaporte Diplomático é vermelho para se destacar dos demais.
O que é preciso para ser um Diplomata?
Para ser Diplomata do Governo Brasileiro, o estudante precisa ser formado em algum curso de nível superior, de qualquer área, e ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBr),órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores.
Quais os tipos de vistos no Brasil?
Tipos de visto
- Visto Diplomático – VIDIP.
- Visto Oficial – VISOF.
- Visto de Cortesia – VICOR.
- Visto de Turista – VITUR.
- Visto de Trânsito – VITRA.
- Vistos Temporários – VITEM.
- Vistos Permanentes – VIPER.
- Visto de Residência Temporária – VRT.
Quais são os tipos de visto brasileiro?
Quais são os principais tipos de visto brasileiro para…
- Visto de Turista. Este tipo de visto é o mais adequado para o viajante que pretende vir ao Brasil em caráter recreativo ou de visita. …
- Visto de Trânsito. …
- Visto de Negócios. …
- Visto Permanente. …
- Vistos Temporários.