Quando devemos fazer o autoexame da mama?


Ruth Smith02Dec2025

A mulher conhecer detalhadamente suas mamas facilita todo o processo, que deve começar a partir dos 20 anos de idade. O melhor momento para o autoexame é uma semana depois da menstruação. Depois dos 40 anos, a mamografia deve ser realizada uma vez por ano, pois algumas lesões não são palpáveis no autoexame.





Como deve ser a inspeção das mamas?

Na inspeção estática, coloca- -se a paciente sentada de frente para o observador, com o tórax desnudo, e membros superiores relaxados ao lado do corpo. Anotamos após a observação, alterações de pele, pigmentações, cicatrizes, simetria, contornos, retrações e abaulamentos, dando atenção especial às aréolas e papilas.

Como deve ser realizado o autoexame das mamas em frente ao espelho?

Na frente do espelho Sem roupas, observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.



Como é o caroço do câncer de mama?

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Quais são os primeiros sinais de câncer de mama?

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.



Qual é a frequência recomendada pelo Ministério da Saúde para realização da mamografia?

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do …

O que podemos avaliar na inspeção estática das mamas?

Inspeção estática: verificar a mama como um todo, seu número, localização, forma, volume (graduar de forma geralmente subjetiva), simetria, grau de ptose, pele da paciente (cor, brilho, cicatrizes, retração, vascularização, edema cutâneo, lesões elementares).





O que deve ser avaliado no exame ginecológico?

O exame da genitália é a principal parte do exame ginecológico. A paciente deve estar em posição de litotomia com o profissional entre suas pernas. É necessário uma iluminação adequada para a boa realização do exame. Durante a inspeção, avalia-se a vulva, clitoris, introito, óstio uretral, períneo e anus.

Onde apalpar o seio?

Apalpar os seios deitada pode detectar nódulos em outras áreas dos seios.

  • Molhe uma toalha e dobre-a sob o ombro direito;
  • Examine a mama direita com movimentos circulares e faça uma leve pressão;
  • Apalpe a metade externa da mama;
  • Logo após isso, apalpe as axilas;
  • Faça o mesmo com a mama esquerda.


Como saber se o caroço e câncer?

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Quem tem câncer de mama sente dor?

O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.





Como é a dor do câncer?

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

Qual a frequência para fazer mamografia?

A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.



Quando fazer mamografia segundo Ministério da Saúde?

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, como forma de identificar o câncer antes do …











Subscribr Now

Get All New Job Notification