Qual tratamento para bexiga distendida?


Nick Rivera02Dec2025

A partir do tipo de bexiga, o médico poderá definir entre as opções de tratamento, que incluem o uso de remédios, como Oxibutinina, Tolterodina ou aplicação de toxina botulínica, por exemplo, além de fisioterapia, uso de sonda vesical ou realização de cirurgia.





Que quer dizer bexiga distendida?

Á medida que a bexiga vai se distendendo pela presença de urina, as suas paredes começam a se alongar e afinar (ficar fina). Com conteúdo anecóico ou sem eco, significa que não tem nada anormal no seu conteúdo. Mas, procure o seu médico para levar o seu exame.

O que pode causar bexiga distendida?

Qualquer causa que interfira no controle neurológico do processo de micção pode resultar em disfunção miccional. A obstrução do fluxo de saída da bexiga é a maior etiologia da retenção urinária; ela pode ocorrer de forma fixa, como pelo estreitamento da uretra, ou dinâmica, pela perda do tônus muscular.



O que é normal distendida?

Uma vesícula biliar fisiologicamente distendida é uma vesícula normal. É a condição padrão esperada quando o paciente está em jejum. A “bolsa” de bile é útil em digerir a gordura. Assim que a gordura entra no seu intestino, a vesícula biliar se contrai e libera a bile para auxiliar no processo de digestão.

Tem cirurgia para bexiga neurogênica?

Alguns pacientes durante a evolução da bexiga neurogênica podem apresentar uma capacidade de armazenamento de urina reduzida, e nesses casos o tratamento poderá ser através de cirurgias de ampliação da bexiga. Estas cirurgias podem melhorar o reservatório ( bexiga), prevenindo a insuficiência renal.



Quais os tipos de causas que podem deixar uma pessoa com sequela de bexiga neurogênica?

Essa doença pode ser desencadeada por distensão vesical aguda (decorrente de retenção urinária. A retenção urinária pode ser Aguda Crônica As causas são alteração da contratilidade vesical, obstrução do colo… leia mais ) ou distensão intestinal (decorrente de constipação intestinal ou impacção fecal).

Quando a bexiga está cheia sua parede interna e rugosa?

Camada mucosa: é a mais interna, recobre todo o interior do órgão. … Ao contrário, quando a bexiga está cheia, a mucosa apresenta aspecto liso, sem pregas.





Quando a bexiga está vazia sua parede interna fica lisa?

É um órgão muscular oco, elástico, que nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero. Quando a bexiga está cheia, sua superfície interna fica lisa. Uma área triangular na superfície posterior da bexiga não exibe rugas.

Quando a bexiga não esvazia por completo?

A retenção urinária é definida como a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente. Sofrer de retenção urinária significa que você pode ser incapaz de iniciar a micção, ou se você é capaz de começar, você não consegue esvaziar completamente a bexiga.



O que pode ser barriga distendida?

O abdômen distendido consiste em um inchaço na região abdominal ou um aumento no volume do abdômen provocado pela presença de alguma substância em seu interior, como gás, líquido ou sólido.

O que causa distensão no estômago?

As causas para este inchaço podem ser simples, como alimentação inadequada, sedentarismo; a complexas, como ansiedade, depressão, doenças intestinais e até câncer. No entanto, na maioria dos casos, a origem do inchaço é proveniente da formação de gases no intestino.





Como é feita a cirurgia da bexiga neurogênica?

Tratamentos para Bexiga Neurogênica Para que o acúmulo urinário não ocorra, o cuidado inicial mais importante é a realização de cateterismo vesical ou cateterismo intermitente limpo. Uma sonda inserida na uretra possibilita o esvaziamento da bexiga. Será feito em casa, com bastante autonomia.

Qual tratamento para bexiga neurogênica?

O tratamento mais comum para a bexiga neurogênica em pacientes acamados ou em cadeiras de rodas que não conseguem esvaziar adequadamente a bexiga, é um cateter permanente de Foley. O cateterismo intermitente é uma opção para pessoas que experimentam vazamentos periódicos com episódios de secura entre eles.



Quais as complicações da bexiga neurogênica?

As pessoas com a bexiga neurogênica espástica podem ter lesão para outros nervos que causam fraqueza, espasmos musculares e/ou perda da sensação nas pernas. . As pessoas também correm o risco de desenvolver hidronefrose (veja a Figura: Hidronefrose.











Subscribr Now

Get All New Job Notification