Qual é o objetivo da Marcha das Margaridas?
É a maior mobilização de mulheres trabalhadoras do campo e da floresta. Esta será a 4ª Marcha rumo à Brasília, em busca de direitos previdenciários, contra a violência sexista e pela segu- rança alimentar. As mulheres querem igualdade de direitos!
Quando é a Marcha das Margaridas?
A ação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e acontece em Brasília, sempre no dia 12 de agosto. A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.
Porque a Marcha das Margaridas ganhou esse nome?
O nome da marcha homenageia Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983, aos 50 anos, por um matador de aluguel a mando de fazendeiros da região.
Quais as conquistas da Marcha das Margaridas?
Grande parte dessas reivindicações voltou a integrar a pauta das marchas seguintes, realizadas nos anos 2003 e 2007 sob o governo Lula, em que foram obtidas maiores conquistas….
- 2 – Trabalho e Previdência Social. Manutenção da aposentadoria das mulheres aos 55 anos. …
- 3 – Saúde. …
- 4 – Educação. …
- 5 – Enfrentamento à Violência.
Quais as principais reivindicações da Marcha das Margaridas?
As três primeiras marchas, realizadas em 2000, 2003 e 2007, focaram na plataforma política e na pauta de reivindicações a luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. Já em 2011, o lema foi “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.
Quando foi a última Marcha das Margaridas?
São Paulo – Em 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, foi assassinada na porta de sua casa.
Quem são as margaridas?
São trabalhadoras rurais, extrativistas, indígenas, quilombolas que tomam as ruas da capital federal para dialogar com o governo federal sobre suas reivindicações. É a maior mobilização de mulheres da América Latina.