Qual as principais viagens da expansão marítima portuguesa?
As grandes navegações portuguesas
- 1415 – chegada à Ceuta, no norte da África.
- 1419 – ocupação da Ilha da Madeira.
- 1431 – Gonçalo Velho chega aos Açores.
- 1434 – o Cabo do Bojador é superado pelos navegadores.
- 1444 – descoberto o arquipélago de Cabo Verde.
- 1471 – ocupadas as ilhas de são Tomé e Príncipe.
Qual a etapa mais importante da expansão marítima portuguesa?
O processo de expansão marítima português chegou ao seu auge quando, em 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral anunciou a descoberta das terras brasileiras. Mesmo alegando a descoberta nessa época, alguns historiadores defendem que essa descoberta foi estabelecida anteriormente.
Quais foram as principais conquistas da expansão marítima espanhola?
– Em 12 de outubro de 1492, a expedição marítima comandada por Cristóvão Colombo chega à América, na região da atual Bahamas. – Em 1500, o conquistador espanhol Diogo Velasquez conquista a ilha de Cuba. – 1511: o conquistador e navegador espanhol Diego Velázquez de Cuéllar conquista a ilha de Cuba.
Qual foi a primeira conquista dos portugueses?
A conquista da cidade de Ceuta, hoje um enclave espanhol no norte de África, por tropas portuguesas, a 22 de agosto de 1415, marca o início da expansão marítima portuguesa.
Em que momento ocorreu a expansão ultramarina portuguesa?
a) Em que momento histórico ocorreu a expansão ultramarina portuguesa? Resposta: A expansão ultramarina portuguesa ocorreu no século XVI, período do Renascimento. … Resposta: Pelas descobertas ultramarinas realizadas pelos portugueses, como a viagem em que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as Índias.
Quais são as etapas da expansão marítima?
A seguir, as principais etapas da expansão de Portugal:
- 1415 – tomada de Ceuta, importante entreposto comercial no norte da África.
- 1420 – ocupação das ilhas da Madeira e Açores no Atlântico.
- 1434 – chegada ao Cabo Bojador.
- 1445 – chegada ao Cabo Verde.
- 1487 – Bartolomeu Dias e a transposição do Cabo das Tormentas.
Quais são as principais características da expansão espanhola?
A expansão marítima espanhola favoreceu a conquista de colônias e o fortalecimento da Coroa Espanhola. … Na época, os reis espanhóis investem no projeto de criação de uma rota que dava acesso às Índias através da navegação do Atlântico rumo a Oeste. Não pare agora…
Que fatores contribuíram para a expansão marítima espanhola?
Fatores fundamentais para a Expansão Marítima Europeia
- Centralização política e Formação do Estado Nacional. …
- Aliança entre o rei e a burguesia. …
- Desenvolvimento técnico. …
- Motivações econômicas. …
- Motivações religiosas. …
- Expansão marítima de Portugal. …
- Expansão marítima da Espanha. …
- Portugal x Espanha.
Quando se deu início a expansão marítima?
Entre os séculos XV e XVIII os europeus iniciaram um grande empreendimento marítimo que ficou conhecido como expansão marítima europeia. Isso só foi possível quando no final da Idade Média o feudalismo sofreu profundas transformações e abriu espaço para uma nova estrutura econômica baseada no lucro.
Como se manifestou o pioneirismo da expansão portuguesa?
Ao longo do século XV, a conquista de vários pontos do litoral africano, de algumas ilhas atlânticas e a ultrapassagem do Cabo da Boa Esperança marcaram a expansão marítima dessa nação. No fim desse mesmo século, esse ciclo de descobertas se encerra com a chegada ao Brasil, oficializada no ano de 1500.
O que foi o processo de expansão marítima?
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
Como ocorreu a expansão marítima?
A formação da monarquia portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia. Os portugueses já tinham uma tradição pesqueira que os davam habilidades com os mares.
Quais as características das navegações espanholas?
A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.
Quais foram as principais conquistas espanholas?
Primeiramente, foram conquistadas as ilhas da América Central; em seguida, as terras firmes do continente, com as expedições de Cortés ao território asteca e de Pizarro ao Império Inca. Ao mesmo tempo que os portugueses se estabeleciam no Brasil atual. Logo após a conquista, seguia-se a colonização.